sábado, 12 de novembro de 2011

Transferência de autoridade

"Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos." (Deuteronômio 34:9)


A Palavra do Senhor nos ensina que liderança, unção e autoridade dados por Deus através do Espírito Santo e de Sua excelente vontade, podem ser passados, transferidos para outra pessoa. O próprio Espírito de Deus é quem conduz esta ação, sendo também Ele quem indica aquele previamente escolhido pelo Senhor para ser abençoado. Não basta querer ser essa pessoa, pois o Senhor é que conhece a verdadeira intenção e disposição do coração do homem.

"Disse Deus a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe as mãos; apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe, a vista deles, as tuas ordens. Põe sobre ele da tua autoridade, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel." (Números 27:18-20)

Vemos que Josué já possuía o Espírito Santo de Deus - sinal de que o Senhor já vinha trabalhando seu caráter pelo deserto. Deus não é imprudente. Ele não vê como o homem vê. Ele não pensa como o homem pensa. Muitos têm desejado ser como os profetas que o Senhor, por amor e misericórdia, levantou ao longo dos anos. Muitos querem ser vestidos e revestidos dessa autoridade. Mas Deus sonda e pesa os corações. Ele perscruta as intenções do homem, pois muitos querem essa autoridade para sua própria glória, para serem vistos, amados, reconhecidos e até temidos. Acredito também que este é um motivo pelo qual o Senhor nos alerta a não impôr as mãos precipitadamente sobre uma pessoa: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro", 1 Timóteo 5:22.

Dessa forma, percebemos que o Senhor reforça, mais uma vez, que devemos e precisamos confiar n'Ele e na Sua direção em todo tempo para que não nos precipitemos e saiamos do centro de Sua vontade.

Se tu honras ao Senhor em obediência, espírito e verdade, os quais lhe deram a honra de receber unção vinda da parte de Deus, o próprio Deus jamais o direcionará a dividir ou transferir essa unção para aquele que não quer verdadeiramente horar o Seu Santo Nome.

Outro exemplo é o de Elias e Eliseu, em 1 Reis 19. Elias, cansado da perseguição e da árdua vida de um profeta - sim, o chamado de profeta é árduo, muitas vezes penoso pois deve-se levar a verdade sem contaminação a cada canto que o Senhor julgar necessário -, clama a Deus, e o Pai lhe indica um antecessor segundo a Sua vontade excelente, que foi Eliseu. Eliseu foi ousado, pediu porção dobrada da que tinha Elias, e o Senhor lhe concede. (Veja 2 Reis 2)

Meu querido, minha querida, não basta ser ousado ao pedir, é necessário ter o coração inclinado aos propósitos do Senhor. Se andar por vista, vai achar fascinante ser um profeta, ser um instrumento usado pelo Senhor para ministrar e levar libertação aos cativos. Mas se andar pela humildade de espírito, pelo temor do Senhor, conhecerá profundamente a responsabilidade do chamado. Não digo que deve correr daquilo que o Senhor lhe houver determinado, ou correr atrás daquilo que julga ser o seu chamado, mas sim que deve aprender do Senhor pelo Seu Espírito, pois somente Ele saberá lhe dar o lugar que, primeiro, nasceu no Seu coração para o seu coração. 

Por que o Senhor consumiu a Uzá quando este estendeu a mão à arca para a segurar?

"Quando chegaram à eira de Quidom, estendeu Uzá a mão à arca para a segurar, porque os bois tropeçaram. Então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá e o feriu, por ter estendido a mão à arca; e morreu ali perante Deus." (1 Crônicas 13:9-10)

A intenção de Uzá era boa, pois ele achou que a arca iria ao chão. Então, porque o Senhor o feriu? Por que aquele não era o lugar de Uzá. Não cabia a Uzá tocar na Arca da Aliança de Deus, por melhores que fossem as suas intenções. Não cabe a nós assumir um lugar, posição que não nos foi delegado pelo Senhor. Cabe a nós ouvir a Sua voz e obedecer, pois somente Ele sabe aquilo que podemos suportar. Deixe-O te conduzir.

Que a suave e doce voz do Senhor, vinda de Seu Espírito seja a voz que o conduz aos lugares determinados pelo Pai para que, dentro de Sua vontade, seu trabalho dê frutos que glorifiquem ao Senhor e a Ele celebrem. Em nome de Jesus, amém.


0 comentários:

Postar um comentário

Que a graça, o amor, a mansidão e as misericórdias do Senhor sejam sobre sua vida!

 

©2009Vinho de Rosas | by TNB